E Escola Inglesa é sem dúvidas uma escola de classe, equilíbrio e tradição.
Choca, quente, sem espuma, talvez? Mas cada gole é uma volta no tempo e tem muita história nos pints de cerveja servidos a temperatura ambiente, direto dos casks nos emblemáticos pubs ingleses.
Os ingleses foram responsáveis por diversas inovações e estilos clássicos do mundo cervejeiro, como por exemplo a torrefação do malte, conferindo características tostadas que originaram as porter/stouts.
Também são os responsáveis pelo advento do lúpulo que começou a ser utilizado em 822dc e revolucionou o mundo cervejeiro com suas memoráveis bitter/pale ale e variações. Anteriormente era utilizado uma mistura de ervas chamada gruit, que era importada da Holanda.
Além da Inglaterra, a escola é composta por Irlanda e Escócia que lhe agregam muita personalidade. Vejam as dry stouts representadas pela Guiness e é claro das inesquecíveis Wee Heavy!
Não se esqueça, o pint Inglês tem 568ml!
E que tal pedir uma clássica Bitter Ale para harmonizar as notas caramelizadas e levemente amargas com uma almôndega caprichada?
Ou quem sabe uma clássica harmonização de ostras com Stout?!
Pra fechar eu vou de Porter com chocolate meio amargo – a cerveja que alimentou os trabalhadores dos portos e da revolução industrial.
Tudo bem que não trabalho em um porto, mas a revolução aqui é cervejeira!
Cheers!